Plano de Contingências

O Plano de Contingências tem como objetivo minimizar os efeitos decorrentes de uma greve ou conflito trabalhista, capacitando a equipe gerencial para estar pronta a agir nas situações de crise. Sua estrutura contempla a definição do foco de proteção, políticas e procedimentos em caso de greve, estrutura e processos de proteção da empresa.


Benefícios:

• Ações estruturadas, visando prevenir e, quando não for possível, reduzir os impactos de uma crise.

•  Capacitar uma equipe multifuncional e a liderança para o enfrentamento de uma situação de crise.

•  Garantir a continuidade da operação, cumprimento dos prazos de entrega de produtos e/ou serviços.

•  Proteger a marca, imagem institucional e os patrimônios da empresa.

•  Manter a continuidade da gestão, via liderança preparada.

•  Manter o clima organizacional sob controle.


Duração -1 a 2 dias

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O Plano de Contingências deverá ser desenvolvido, com os cuidados necessários, visando preservar a confidencialidade do trabalho, com uma pequena equipe multidisciplinar formada por gerentes e alguns profissionais responsáveis por atividades de apoio, entre eles: Operação, Manutenção, Recursos Humanos, Relações Trabalhistas e Sindicais, Jurídico, Comunicação, Vendas, Logística, Planejamento, Controle da Produção, Serviços Gerais (refeitório, transporte e etc), Administração (financeiro, fiscal, compras) e Segurança do trabalho.

1.  Reunião de Planejamento e alinhamento junto a diretoria.

2.   Constituição da equipe multidisciplinar

3. Reunião com a equipe multidisciplinar, visando um alinhamento inicial e elaboração do Plano, considerando:

- filosofia: aspectos legais e morais, políticas e diretrizes para tempos de crise;

- foco: o que proteger prioritariamente;

- estrutura: montagem de uma estrutura coordenadora do Plano;

- processo: definições sobre o que fazer, antes, durante e depois de um conflito, com relação aos aspectos operacionais, comerciais e administrativos;

- principais aspectos estratégicos e táticos;

- aspectos comportamentais; e

- aspectos jurídicos.

4. Consolidação do plano para apresentação, ajustes e aprovação.