Programa

Ciclos do Diálogo

Trata-se de um moderno programa de gestão de pessoas, já implementado com absoluto sucesso em inúmeras empresas, que promove um processo de mudança cultural a partir da sensibilização e capacitação das lideranças, em todos os níveis, em especial as responsáveis diretas pelas pessoas, para praticar atitudes assertivas – assumir, decidir e comunicar, frente as dificuldades e expectativas dos colaboradores, gerando em consequência:

•  um ambiente de respeito e harmonia;

•  maior confiança dos empregados na empresa; e

•  engajamento com a produtividade e cumprimento de metas.


O Programa é baseado na prática do diálogo aberto, receptivo, franco e permanente, no cotidiano das relações no trabalho, promovendo a livre manifestação individual e coletiva e garantindo a todos os empregados uma solução e/ou resposta ágil, positiva ou negativa, aos seus questionamentos e sugestões.

Trata-se de um moderno programa de gestão de pessoas, já implementado com absoluto sucesso em inúmeras empresas, que promove um processo de mudança cultural a partir da sensibilização e capacitação das lideranças, em todos os níveis, em especial as responsáveis diretas pelas pessoas, para praticar atitudes assertivas – assumir, decidir e comunicar, frente as dificuldades e expectativas dos colaboradores, gerando em consequência:

•  um ambiente de respeito e harmonia;

•  maior confiança dos empregados na empresa; e

•  engajamento com a produtividade e cumprimento de metas.


O Programa é baseado na prática do diálogo aberto, receptivo, franco e permanente, no cotidiano das relações no trabalho, promovendo a livre manifestação individual e coletiva e garantindo a todos os empregados uma solução e/ou resposta ágil, positiva ou negativa, aos seus questionamentos e sugestões.

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Estrutura do Programa

1 Planejamento, 2 Capacitação e 3 Implantação:

1.1. Reunião de Planejamento

Reunião com os profissionais que coordenarão a implantação do programa, visando apresentar todas as etapas do trabalho e a realização de um planejamento estratégico e operacional.

1.2. Constituição do Comitê Gerencial de Gestão de Pessoas

Implementar um órgão responsável pela gestão das relações no trabalho e condução do Programa Ciclos do Diálogo. Sensibilizar e capacitar os gerentes e os responsáveis pelo Programa.

1.3. Diagnóstico do Ambiente de Trabalho

Avaliar o ambiente de trabalho, por meio da identificação das situações de satisfação e insatisfação dos colaboradores.

1.4. Identificação dos Apoiadores do Programa

Mediante perfil fornecido pela consultoria o comitê gerencial deverá identificar os profissionais que funcionarão como apoiadores do Programa em suas respectivas áreas, sem prejuízo de suas funções habituais.

1.5. Alinhamento das Responsabilidades e Autonomia da Liderança

(Re)Definir os papéis e responsabilidades da liderança no cotidiano com suas equipes. 

1.6. Alinhamento das Estratégias e Práticas de Comunicação Interna

(Re)Definir os processos, estratégias e práticas de comunicação como apoio ao Programa Ciclos do Diálogo.

2.1. Exercício de Feedback

Esse exercício permite entender como os comportamentos e atitudes das lideranças (Gerentes, Supervisores, Encarregados e Líderes) são percebidos por ele próprio, pela sua equipe e pelo seu superior.

Após o exercício serão gerados gráficos e entregues aos participantes com orientações para que os mesmos realizem reuniões de feedback com seus superiores e subordinados, visando ajustar comportamentos e atitudes nas suas relações. 

Será entregue um relatório com a o perfil e a classificação de cada liderança, com suas principais características e carências a serem preenchidas com programas de acompanhamento e treinamento.

2.2. / 2.4. Treinamento em Técnicas de Gestão de Pessoas – 1º e 2ª Fase

Capacitar as Lideranças e Apoiadores em gestão de pessoas e prepará-los para a prática dos Encontros do Programa Diálogo Aberto por meio dos seguintes módulos:

1. As Novas Relações Capital – Trabalho.

2. Os Conflitos Individuais e Coletivos no Ambiente de Trabalho.

3. O Modelo de Liderança Eficaz Participativa.

4. Assédio e Dano Moral.

5. Feedback e Reconhecimento.

6. Técnicas de Comunicação Individual e Coletiva.

7. Sistematização das Relações no Trabalho.

Nota: O treinamento será desenvolvido em duas fases, intercalados pela avaliação intermediária.

2.3. Avaliação Intermediária

Essa atividade tem como objetivo principal obter o pleno comprometimento das lideranças e apoiadores com o Programa.

3.1 Assessoria Complementar aos Apoiadores e RH

Repassar informações, regras e dicas práticas, para prevenir desvios e garantir a correta implantação do Programa e início da prática dos Encontros dos Ciclos do Diálogo. 

3.2 Palestra Motivacional

Palestras de curta duração (1h30min) para grupos de colaboradores, visando demonstrar o funcionamento do Programa, seus objetivos e estimulando-os para participar dos Encontros dos Ciclos do Diálogo.

Considerando o efetivo de pessoal as palestras serão realizadas durante uma semana no período que anteceder o início da prática do Programa, para grandes grupos de empregados distribuídos em função das localidades e disponibilidades da empresa.

Nota: A realização dessas palestras devem ser avaliadas em conjunto, considerando as dificuldades/facilidades para a sua realização, visto que se destinam a todos os empregados.

3.3 Prática dos Encontros dos Ciclos do Diálogo

Realização de Encontros do Diálogo regulares entre líderes, apoiadores e suas equipes de trabalho.

3.4 Prática do Processo de Comunicação Estrutura

Garantir a assimilação das mensagens, de forma a conduzir os colaboradores na direção da aprovação das propostas da empresa, tendo como resultado uma padronização nas informações (entendimento).

3.5 Avaliação Final

Entrega para área de RH/Diretoria de um conjunto de informações e recomendação, visando a melhoria contínua da gestão de pessoas.

Benefícios do Programa Ciclos do Diálogo

• Liderança com posturas e atitudes que:

  • melhorem o relacionamento com suas equipes, o que contribui para a continuidade operacional;
  • assimilem (entender e agir em consequência) o papel de líder, adotando a postura participativa, que envolve sua equipe através da persuasão e não da coerção;
  • criem e mantenham um ambiente harmônico de respeito e confiança, o que impacta diretamente na produtividade;
  • esclareçam ou solucionam incômodos e insatisfações dos colaboradores.

• Canal direto, permanente e confiável de comunicação.

• Leitura permanente e atualizada do clima setorial.

• Colaboradores reconhecendo a empresa como uma boa empregadora.

• Liderança proprietária das políticas e práticas de recursos humanos, tendo como suporte a atuação das áreas de RH, jurídico e demais atividades de apoio.