Trata-se de um moderno programa de gestão de pessoas, já implementado com absoluto sucesso em inúmeras empresas, que promove um processo de mudança cultural a partir da sensibilização e capacitação das lideranças, em todos os níveis, em especial as responsáveis diretas pelas pessoas, para praticar atitudes assertivas – assumir, decidir e comunicar, frente as dificuldades e expectativas dos colaboradores, gerando em consequência:
• um ambiente de respeito e harmonia;
• maior confiança dos empregados na empresa; e
• engajamento com a produtividade e cumprimento de metas.
O Programa é baseado na prática do diálogo aberto, receptivo, franco e permanente, no cotidiano das relações no trabalho, promovendo a livre manifestação individual e coletiva e garantindo a todos os empregados uma solução e/ou resposta ágil, positiva ou negativa, aos seus questionamentos e sugestões.
Trata-se de um moderno programa de gestão de pessoas, já implementado com absoluto sucesso em inúmeras empresas, que promove um processo de mudança cultural a partir da sensibilização e capacitação das lideranças, em todos os níveis, em especial as responsáveis diretas pelas pessoas, para praticar atitudes assertivas – assumir, decidir e comunicar, frente as dificuldades e expectativas dos colaboradores, gerando em consequência:
• um ambiente de respeito e harmonia;
• maior confiança dos empregados na empresa; e
• engajamento com a produtividade e cumprimento de metas.
O Programa é baseado na prática do diálogo aberto, receptivo, franco e permanente, no cotidiano das relações no trabalho, promovendo a livre manifestação individual e coletiva e garantindo a todos os empregados uma solução e/ou resposta ágil, positiva ou negativa, aos seus questionamentos e sugestões.
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1.1. Reunião de Planejamento
Reunião com os profissionais que coordenarão a implantação do programa, visando apresentar todas as etapas do trabalho e a realização de um planejamento estratégico e operacional.
1.2. Constituição do Comitê Gerencial de Gestão de Pessoas
Implementar um órgão responsável pela gestão das relações no trabalho e condução do Programa Ciclos do Diálogo. Sensibilizar e capacitar os gerentes e os responsáveis pelo Programa.
1.3. Diagnóstico do Ambiente de Trabalho
Avaliar o ambiente de trabalho, por meio da identificação das situações de satisfação e insatisfação dos colaboradores.
1.4. Identificação dos Apoiadores do Programa
Mediante perfil fornecido pela consultoria o comitê gerencial deverá identificar os profissionais que funcionarão como apoiadores do Programa em suas respectivas áreas, sem prejuízo de suas funções habituais.
1.5. Alinhamento das Responsabilidades e Autonomia da Liderança
(Re)Definir os papéis e responsabilidades da liderança no cotidiano com suas equipes.
1.6. Alinhamento das Estratégias e Práticas de Comunicação Interna
(Re)Definir os processos, estratégias e práticas de comunicação como apoio ao Programa Ciclos do Diálogo.
2.1. Exercício de Feedback
Esse exercício permite entender como os comportamentos e atitudes das lideranças (Gerentes, Supervisores, Encarregados e Líderes) são percebidos por ele próprio, pela sua equipe e pelo seu superior.
Após o exercício serão gerados gráficos e entregues aos participantes com orientações para que os mesmos realizem reuniões de feedback com seus superiores e subordinados, visando ajustar comportamentos e atitudes nas suas relações.
Será entregue um relatório com a o perfil e a classificação de cada liderança, com suas principais características e carências a serem preenchidas com programas de acompanhamento e treinamento.
2.2. / 2.4. Treinamento em Técnicas de Gestão de Pessoas – 1º e 2ª Fase
Capacitar as Lideranças e Apoiadores em gestão de pessoas e prepará-los para a prática dos Encontros do Programa Diálogo Aberto por meio dos seguintes módulos:
1. As Novas Relações Capital – Trabalho.
2. Os Conflitos Individuais e Coletivos no Ambiente de Trabalho.
3. O Modelo de Liderança Eficaz Participativa.
4. Assédio e Dano Moral.
5. Feedback e Reconhecimento.
6. Técnicas de Comunicação Individual e Coletiva.
7. Sistematização das Relações no Trabalho.
Nota: O treinamento será desenvolvido em duas fases, intercalados pela avaliação intermediária.
2.3. Avaliação Intermediária
Essa atividade tem como objetivo principal obter o pleno comprometimento das lideranças e apoiadores com o Programa.
3.1 Assessoria Complementar aos Apoiadores e RH
Repassar informações, regras e dicas práticas, para prevenir desvios e garantir a correta implantação do Programa e início da prática dos Encontros dos Ciclos do Diálogo.
3.2 Palestra Motivacional
Palestras de curta duração (1h30min) para grupos de colaboradores, visando demonstrar o funcionamento do Programa, seus objetivos e estimulando-os para participar dos Encontros dos Ciclos do Diálogo.
Considerando o efetivo de pessoal as palestras serão realizadas durante uma semana no período que anteceder o início da prática do Programa, para grandes grupos de empregados distribuídos em função das localidades e disponibilidades da empresa.
Nota: A realização dessas palestras devem ser avaliadas em conjunto, considerando as dificuldades/facilidades para a sua realização, visto que se destinam a todos os empregados.
3.3 Prática dos Encontros dos Ciclos do Diálogo
Realização de Encontros do Diálogo regulares entre líderes, apoiadores e suas equipes de trabalho.
3.4 Prática do Processo de Comunicação Estrutura
Garantir a assimilação das mensagens, de forma a conduzir os colaboradores na direção da aprovação das propostas da empresa, tendo como resultado uma padronização nas informações (entendimento).
3.5 Avaliação Final
Entrega para área de RH/Diretoria de um conjunto de informações e recomendação, visando a melhoria contínua da gestão de pessoas.
Benefícios do Programa Ciclos do Diálogo
• Liderança com posturas e atitudes que:
• Canal direto, permanente e confiável de comunicação.
• Leitura permanente e atualizada do clima setorial.
• Colaboradores reconhecendo a empresa como uma boa empregadora.
• Liderança proprietária das políticas e práticas de recursos humanos, tendo como suporte a atuação das áreas de RH, jurídico e demais atividades de apoio.